Este blogue destina-se a dar apoio às pessoas que tratam de idosos. Foi realizado pelos formandos do Curso de Geriatria, no âmbito do Tema de Vida "Problemáticas Sociais".

.Relógio

.posts recentes

. Eutanásia é ilegal

. Sabedoria do Idoso

. Preparar Para a Morte

. As Instituiçoes De Braga ...

. Actividade física do idos...

. A inserção dos familiares...

. Algumas doenças ligadas à...

. Funcionamento do Lar

. A alimentação pela sonda

. Assaduras

Sexta-feira, 6 de Novembro de 2009

«Envelhecer com qualidade de vida»

 

Dados de estudos demonstram que o envelhecimento é visto como um estado da vida negativo associado a doenças,contrastando com ideias sociais e valores culturais que dão prioridade à beleza e à produtividade.

Há quem afirme que quando uma pessoa se reforma diminui a sua autoridade, o seu papel económico torna-se menos claro, os seus rendimentos diminuem.

O tema «Envelhecimento» tem sido alvo de estudos por profissionais e vem desenvolvendo a produção de conhecimentos que contribui em grande parte para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que alcançam esta etapa da vida, a «3º idade».

Estudos recentes demonstram que realizar actividades estimulantes reduzem em 47% a possibilidade dos idosos desenvolverem doenças.


Definimos a animação de idosos como uma maneira de actuar em todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida dos mais velhos, sendo um estímulo da vida mental, física e afectiva da pessoa idosa.


A animação é dar vida a um objecto, pessoa ou grupo. Isto dá-nos uma ideia de alegria, dinamismo e vivacidade.


A animação de idosos pode ser dividida em sete partes:


  • Animação física ou motora- aquela onde se pretende que o idoso faça algum tipo de movimento.

Ex: mexer com os braços e depois os dedos, etc...


  • A animação cognitiva - facilita a melhoria das relações de comunicação com os outros, incentivando o desenvolvimento da personalidade e da sua autonomia.

    Ex: jogo da memória, jogo da garrafa, etc...


  • Animação através da expressão plástica – pretende-se que o idoso trabalhe o seu lado artístico, através da modelagem, pintura, desenho, etc...


  • Animação de comunicação – pretende-se que o idoso transmita os seus sentimentos e emoções através da música, teatro, dança, poesia, etc...


  • Animação de desenvolvimento pessoal – tem como objectivo desenvolver as competências pessoais e sociais da pessoa . Estimula o auto-conhecimento e a dinâmica de grupo, inclui religião, espiritualidade e meditação.


  • Animação lúdica – tem como objectivo divertir as pessoas e o grupo, promover o convívio e divulgar os saberes. Inclui o turismo sénior, os jogos, idas a museus, teatros, cinemas, gastronomia, televisão, etc...


  • Animação comunitária – tem como objectivo a participação activa do idoso no seio da comunidade. Este tipo de animação destina-se a idosos autónomos e que ainda querem assumir um papel activo na comunidade onde vivem. O voluntariado pode ser um dos vários exemplos.


Antes de pensar num plano de actividades de animação para colocar em prática, com os idosos, é importante efectuar uma avaliação psicológica, social e física de cada pessoa, para assim compreender quais são as suas capacidades e motivações em relação a cada actividade proposta.

Devendo-se dar, também, a oportunidade aos idosos, para que eles próprios possam propor actividades que sejam do seu agrado.


Algumas dicas:


  • Perguntar-lhes o que gostam de fazer e o que querem fazer.


  • Não desistir de trabalhar com eles, mas ao mesmo tempo não insistir demasiado.


  • Tentar realizar as actividades no mesmo horário no mesmo dia, não alterando muito as rotinas.


  • Muitos dos jogos para crianças e jovens podem ser adaptados aos idosos.


  • Ser paciente e alegre.


Tendo em conta os aspectos anteriormente referidos podemos dizer que é necessário que o idoso esteja motivado.


MOTIVAÇÃO é aquilo que é capaz de mover a pessoa, de a levar agir para atingir um objectivo, é o que leva uma pessoa a fazer algo com esforço, dedicação, energia e prazer.


A motivação, nas pesssoas idosas, está muitas vezes ausente. Como tal, compete-nos encontrar estratégias para convencer os idosos a participarem em actividades que se adaptem às suas capacidades.

tags:

publicado por apoioidoso às 09:54

link do post | comentar | favorito

.O nosso grupo

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.pesquisar

 

.subscrever feeds