Este blogue destina-se a dar apoio às pessoas que tratam de idosos. Foi realizado pelos formandos do Curso de Geriatria, no âmbito do Tema de Vida "Problemáticas Sociais".

.Relógio

.posts recentes

. Eutanásia é ilegal

. Sabedoria do Idoso

. Preparar Para a Morte

. As Instituiçoes De Braga ...

. Actividade física do idos...

. A inserção dos familiares...

. Algumas doenças ligadas à...

. Funcionamento do Lar

. A alimentação pela sonda

. Assaduras

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2009

A casa do idoso

O idoso tem necessidades de se sentir seguro e confortável. A sua casa conta a história de uma vida inteira, por isso, se o idoso não mostrar concordância em mudar-se, devemos procurar ao máximo respeitar a sua vontade.

A nova casa deve ser um espaço que reflita o idoso,seja um espaço para ele viver e não sobreviver à espera da morte

 

  Algumas ideias:


 Aproveitar a orientação solar da casa para evitar mofo e o uso de ar condicionado, prejudicial ao sistema respiratório. Colocar pisos antiderrapantes em todos os ambientes de forma a evitar quedas, sendo também importante evitar os tapetes soltos. Evitar desníveis no piso, assim como pisos estampados que dificultem a visão, pois poderão também gerar acidentes.

A iluminação interior também deve ser readequada, pois na 3ª idade é necessária três vezes mais luz que para a juventude. Assim como deve existir iluminação de emergência para casos de falta de luz. Pintar as paredes com cores claras também ajuda a iluminar a casa. As tomadas devem ser colocadas em lugares mais altos do que o habitual.

Instalar campainhas em todos os ambientes para servirem de alerta em situações e emergências.

Fazer adaptações nas casas de banho- portas maiores, suportes, espaço para outra pessoa auxiliar.

No que respeita ao mobiliário devemos preferir poucos móveis para facilitar circulações e móveis altos para facilitar o apoio, dando preferêcia aos que não possuem cantos pontiagudos. Criar um ambiente de lazer, para actividades como pintura, bordados, jogar às cartas- ajuda a estimulação e cria uma mudança de ambiente.

As maçanetas das portas devem ser de alavanca, em vez de bola, para que sejam mais fáceis a manobrar, as poltronas devem ser reclináveis para poderem dormir pequenas sestas. Evitar colocar a televisão,no quarto. A cama deve ter uma altura que permita que a pessoa apoie os pés no chão quando sentada, cabeceira e pé da cama: serve como encosto e uma colcha ou cobertor, deixados ao pé da cama, impedem que o idoso sinta frio.Mesa de cabeceira: deve ficar cerca de 10 cm acima da cama, ter as bordas arredondadas e estar fixada no chão ou parede.
Armários: têm as portas leves e acessíveis. O seu interior é iluminado.
Prateleiras: têm alturas variadas.
Gaveteiros: tem puxadores de alça e travas de segurança.
Cabideiros: são baixos e as gavetas têm travas de segurança nos deslizantes.
Janelas: abrem para dentro ou são de correr.
Travesseiros: o uso de mais de um travesseiro é desaconselhável. Ele pode causar sufocamento em pessoas acima dos 80 anos


publicado por apoioidoso às 12:23

link do post | comentar | favorito

3 comentários:
De Alvaro Torres a 3 de Dezembro de 2009 às 15:05
Quando falamos de criar ou adaptar ambientes para o idoso, estamos falando claramente daquele idoso que ainda possui alguma independência.
Nesse caso uma boa sugestão para as casa de banho são aqueles assentos para sanitas que fazem a higiene do utilizador automaticamente, sem papel higiénico, nem mesmo é necessário utilizar as mãos. Esses Tampos de sanita transformam uma vulgar sanita em um sofisticado bidet.
Existem muitos modelos no mercado Português como TOTO, GEBERITE e ROCCA... esses modelos são os mais caros (mas não necessáriamente os melhores). Eu porém sugiro que os interessados consultem também o sítio da Empresa Algarvia especializada nesses bidets inteligentes, a BIDETSENSE veja http://www.bidetsense.com . Essa Empresa Algarvia possui preços entre os €350 e os € 800, vários modelos, e faz entregas em qualquer morada no Continente.
Os bidets inteligentes são capazes de fazer uma higiene perfeita (lava e seca), devolvendo independência, melhorando a auto estima, e recuperando a dignidade dos idosos.
É um óptimo acessório para a casa de banho.


De higiene doente acamado a 7 de Janeiro de 2011 às 16:01
É sempre bom darmos a conhecer as violências às quais estão sujeitos os nossos idosos.


De higiene doente acamado a 7 de Janeiro de 2011 às 16:28
Nos dias que correm é sempre bom estarmos informados sobre o assunto. Obrigado


Comentar post

.O nosso grupo

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.pesquisar

 

.subscrever feeds